domingo, 5 de fevereiro de 2017

65 - Berços do Menino Jesus – 4

Berço das pombinhas.
Mariano da Conceição (1903-1959).
Museu Nacional de Etnologia.

Figurado de Estremoz – 1
O berço das pombinhas
O Presépio de trono ou de altar e os de 3, 6 e 9 figuras incluem um berço com o Menino Jesus, numa representação alegórica ao nascimento de Jesus numa manjedoura. Trata-se de um conjunto em barro policromado, constituído por um berço, uma figura antropomórfica masculina (o Menino Jesus) e cinco figuras zoomórficas (um galo e quatro pombinhas).
Merece especial descrição, o espécimen de Mariano da Conceição, pertencente à colecção do Museu Nacional de Etnologia. O berço, em forma de sector circular, está assente em 4 pés cilíndricos colocados nas extremidades e possui um espaldar elevado, igualmente em forma de sector circular, orlado por um adorno de pregas, figurando folho. O berço, de cor amarela, encontra-se decorado com dois conjuntos desencontrados de linhas rectas de cor castanha, dispostas em ziguezague, formando losangos, cada um deles com uma pinta verde-escuro no interior e com pintas zarcão no exterior. A cor do folho é azul do Ultramar. O espaldar acha-se decorado por quatro ramos de cor verde-escuro, encimados por flores cor de zarcão, que se espalham a partir do centro da base do espaldar. Os pés do berço estão pintalgados de verde-escuro e cor de zarcão.
No centro do folho encontra-se empoleirado um galo, ladeado de duas pombinhas, olhando qualquer deles em frente. Nas extremidades laterais do berço encontram-se mais duas pombinhas, qualquer delas viradas para o Menino.
O galo e as pombinhas têm as patas figuradas por dois pedaços de arame e apresentam as asas recolhidas. As pombinhas mostram a cauda esticada e bifurcada, enquanto que a cauda do galo se encontra erguida e revela os contornos superiores recortados.
As pombinhas e o galo são brancos, pintalgados de preto e apresentam linhas pretas, configurando as penas. Os olhos estão representados por dois pontos negros e o bico é amarelo, de forma cónica. Na cabeça, o galo ostenta uma crista e um papo, ambos vermelhos. No pescoço das pombinhas foi pintada uma fita de cor azul.
No interior do berço está assente uma manta branca com extremidades recortadas e decoradas com círculos incisos de cor azul, assim como uma almofada branca com extremidades recortadas e decoradas com linhas azuis.
Assente na manta e com a cabeça sobre a almofada, encontra-se a figura do Menino Jesus, despida e deitada sobre o seu lado direito, com a perna esquerda sobreposta à direita. O braço esquerdo apoia-se no peito e sobre o direito apoia-se a cabeça. Nos pés e nas mãos, linhas incisas representam os dedos. Na parte inferior do tronco do Menino, um ponto inciso figura o umbigo. Na cabeça do Menino, o cabelo é de cor amarela. Os olhos são simbolizados por dois pontos negros, os quais estão encimados por dois traços de cor castanha que figuram as sobrancelhas. O nariz é em relevo e a boca apresenta lábios delineados e de cor vermelha. De cada lado da face é visível uma roseta alaranjada.

Sem comentários:

Enviar um comentário