quarta-feira, 30 de novembro de 2016

60 – O aguadeiro -10


Aguadeiro 
Maria Luísa da Conceição (1934-2015).
Colecção particular.

Figurado de Estremoz – 2 (1ª Parte)
Efectuei um estudo comparativo do “Aguadeiro” confeccionado por diferentes barristas, os quais foram identificados pelas siglas habituais. A análise dos diferentes exemplares, permitiu-me tirar conclusões que passo a expor.
Todos os barristas representam a mão esquerda do aguadeiro apoiada no burro. Exceptuam-se QM, que representa o aguadeiro com o braço esquerdo descaído, bem como JM cuja imagem utiliza a mão esquerda para empunhar a vara de condução do animal, tarefa que os outros artesãos reservaram para a mão direita, à excepção do figurado de QM, em que o homem segura as rédeas com esta mão.
O cabelo é sempre castanho-escuro e encobre as orelhas, à excepção do exemplar de LC. Na cabeça, um chapéu negro sem fita, com copa semi-esférica e aba circular, larga e revirada lateralmente (AP, MC, LC, MLC) ou revirada integralmente para baixo (QM) ou para cima, configurando um chapéu aguadeiro (JM, SS, IF). O chapéu do exemplar de IC tem copa semi-esférica e aba circular, larga e revirada lateralmente, é cor-de-rosa, com a aba debruada a preto, com fita preta pintada, tendo duas pontas pendentes para trás.
A figura enverga calças castanhas (AP, MC, LC, MLC, QM), verdes (SS, IF), cinzentas (JM) ou vermelhas (IC). A samarra é de cor castanha (AP, QM), azul (MC, LC, MLC), cor de zarcão (SS, JM), verde (IC) ou amarela (IF). A gola é em relevo e da mesma cor da orla dos punhos e da abertura da frente. Esta é azul (AP, SS, IC, IF), cor-de-rosa (MC), castanha (LC, QM) ou cinzenta (JM, MLC). A abotoadura da frente é amarela (AP, JM, SS, IF, MLC), azul (MC, LC, IC) ou castanha (QM). A abotoadura dos punhos é amarela (AP, IF), cor-de-rosa (MC), azul (LC, SS, IC), cinzenta (JM, MLC) ou castanha (QM). De salientar que na samarra do boneco das IF, aparecem ainda dois botões nas costas, à altura da cintura.
A samarra ostenta à frente dois bolsos laterais, debruados a castanho (AP, QM), cor-de-rosa (MC), cor de zarcão (LC), azul (SS, IC, IF) ou cinzento (MLC). A samarra do modelo de JM não apresenta bolsos à frente.
Por debaixo da samarra, uma camisa branca com colarinho amarelo (MC), cinzenta (LC), amarela (JM, IC, IF), branca (SS), azul (MLC, QM). O espécimen de AP não enverga camisa. Nos restantes, a camisa é fechada em cima por um par de botões amarelos (MC, JM, SS, IC, QM), vermelhos (LC, MLC) ou azuis (IF).
Os botins são castanhos (AP, MC, MLC, IC), pretos (JM, IF, QM) ou pretos com atacadores amarelos (SS) ou castanhos (LC).

Sem comentários:

Enviar um comentário