sexta-feira, 30 de setembro de 2016

56 - Mário Lagartinho, bonequeiro de Estremoz


Pastor das migas.
Mário Lagartinho (1935-2016).
Colecção particular.

Mário Lagartinho (1935-2016) começou a modelar o barro aos 12 anos de idade, na Olaria Regional. A necessidade de aumentar os seus rendimentos, levou-o nos anos 70 do século passado, a confeccionar bonecos de Estremoz, o que fez por auto-aprendizagem a partir de exemplares que lhe foram emprestados, respeitando a manufactura ao modo de Estremoz. Nesta, como é sabido, o todo é criado a partir das partes, recorrendo a três geometrias distintas: a bola, o rolo e a placa, que com tamanhos variáveis são utilizados na gestação de cada boneco. Para tal são coladas umas às outras, recorrendo a barbutina e afeiçoadas pelas mãos mágicas dos artesãos, que lhes transmitem vida e significado.
Mestre Largatinho reproduziu os exemplares do núcleo base do figurado de Estremoz: os protagonistas das fainas agro-pastoris do Alentejo de outros tempos, o quotidiano das gentes, a vida íntima na comunidade, a instituição militar, os santos da Igreja Católica e a comemoração de festas cíclicas. O cromatismo garrido dos seus bonecos é um reflexo natural das claridades do sul. A sua marca de identidade de autor, gravada na base dos bonecos é manuscrita e distribui-se por 3 linhas: Mário / Lagartinho / data. De salientar que Mestre Lagartinho era bonequeiro, mas era sobretudo oleiro e era ele que cavava o barro dos barreiros e o preparava, até este estar capaz de ser afeiçoado pela suas mãos. Os bonecos eram também cozidos em forno de lenha, prática que foi abandonada. Sua esposa, Ana Pascoal Ourelo Lagartinho e Arlindo Ginja viriam a ser seus discípulos.
Esta secção do jornal regionalista Brados do Alentejo, pela qual sou responsável único, é uma trincheira e uma tribuna ao serviço da Candidatura dos Bonecos de Estremoz a Património Cultural Imaterial da Humanidade. Daí que seja importante referir aqui o papel inestimável de alguém, que foi um elo importante na cadeia de transmissão de saberes: Mestre Mário Lagartinho.

Hernâni Matos

Marca de autor de Mário Lagartinho, gravada na base dos boneco.

Sem comentários:

Enviar um comentário