quinta-feira, 3 de abril de 2014

O povo unido

Drª Maria do Céu Pires

Transcreve-se com muito orgulho e com a devida vénia, a coluna CIDADANIA da autoria da Drª Maria do Céu Pires, publicada no nº 831, de 3 de Abril de 2014, do quinzenário estremocense  "Brados do Alentejo". (1)

O que na história ficou conhecido como “25 de abril” foi uma ação que, iniciada por militares, de imediato teve a adesão popular, e que tinha como objetivo derrubar uma situação política para dar a possibilidade ao povo de construir uma outra organização política no país, baseada nos conhecidos três dês: Democracia, Desenvolvimento, Descolonização. Mudar de um sistema profundamente injusto para um que fosse justo, foi isso que motivou os capitães e o povo que logo no dia 25 saiu à rua.
Dito muito resumidamente, pretendia-se pôr fim a uma situação de guerra colonial completamente obsoleta e destituída de sentido. Para além disso, tratava-se de abolir uma ditadura que era responsável não só pela ausência de liberdade, pela censura, pelas prisões políticas e pela tortura, como também pela situação de miséria, analfabetismo e total ausência de direitos que condenava parte significativa da população a uma vida abaixo dos limiares mínimos de dignidade.
Em 40 anos muita coisa aconteceu, por exemplo, a liberdade de expressão, de associação, de reunião e o universal direito ao voto. É também inegável que a revolução de abril contribuiu para uma melhoria das condições básicas de vida da maior parte da população. Desde a diminuição das taxas de mortalidade infantil, passando pelos direitos de quem trabalha, pelo acesso generalizado à educação e à saúde, muito mudou na nossa vida. Contudo, estamos hoje em processo de regressão, retrocesso civilizacional pois o que o que foi conquistado está a ser retirado. Cabe-nos, então, com urgência, defender aquilo que, por direito, todos os seres humanos devem ter: a possibilidade de se realizarem como pessoas!
Sobretudo, o que o 25 de abril trouxe consigo foi a existência de espaço público, quer dizer, a possibilidade dos cidadãos se encontrarem, reunirem discutirem, deliberarem e decidirem, em conjunto, o que é mais justo, o que consideram melhor para a comunidade. O espaço público é o espaço da diversidade, da coabitação das diferentes organizações da sociedade civil: associações profissionais, partidos políticos, sindicatos, cooperativas, clubes, etc. É o espaço da liberdade!
Por tudo isto (e muito mais!) me parece fundamental que esta memória recente da nossa história esteja sempre presente e julgo de grande valor pedagógico a sua transmissão aos mais novos. Congratulo-me, pois, que em Estremoz, se vá celebrar abril quer ao nível institucional com a sessão solene na Assembleia Municipal e outras atividades do Município, quer ao nível da sociedade civil, através dos cidadãos que, para tal efeito, se juntaram. Que, em Estremoz “chovam” cravos e o povo unido traga, de novo, a poesia para a rua, são os meus votos!

(1) - A coluna está redigida de acordo com as regras do novo acordo ortográfico, que o blogue DO TEMPO DA OUTRA SENHORA não segue, mas que respeita nas transcrições que faz.


8 comentários:

  1. Respostas
    1. Efectivamente, a autora tem um pensamento e uma escrita que são exemplares.

      Eliminar
  2. Obrigada Hernâni por esta partilha! juntamente com o poema do dia é um post pungente e "epifânico.".. Pois assistimos a quererem fechar -nos ..."as portas que abril abriu!
    Conceição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conceição:
      Só as fecham, se nós consentirmos.
      Um abraço para si, amiga.

      Eliminar
    2. Meu Caro Hernâni

      Já Aleixo escrevia: Vós que lá do vosso império prometeis um mundo novo, calai-vos porque pode o povo querer um mundo novo a sério.
      O sonho comanda a vida, liberdade, democracia, direito à livre reunião, ao livre pensamento. à livre expressão, sem censuras azuis!! melhor vida para os portugueses, mais ensino para os jovens, melhor saúde para todos.
      As palavras da Exma. Dra. Maria do Céu Pires são exactas, bonitas e correctas, mas ..... a perfeição não pertence aos terrenos! Infelizmente assistimos em 40 anos de democracia a um completo desvario político, financeiro e económico!!! gastámos o dinheiro que não tínhamos, muitas vezes em projectos megalómanos , irrealistas e penalizadores do povo deste Portugal, novamente amordaçado!!! reclamamos para quê, quem nos ouve? NINGUÉM!! crescemos em dívida e agora temos que a pagar com o dinheiro que não temos!!! melhorámos em dívida e agora temos que a pagar com o dinheiro que não temos. Assim se tramou o povo, o zé português, que vai regredir 40 anos e depois?? O Zé aguenta, aguenta, aguenta, lá dizia o banqueiro a falar de barriga confortada!! e vamos sobreviver a mais um desvarias daquilo que chamam decisões políticas e que francamente ainda não compreendi bem o que é isto de decisões políticas!!! é construir o aeroporto sem dinheiro, o TGV sem dinheiro, o Museu dos Coches, 3 autoestradas para o Porto etc ??? SEM DINHEIRO?? e quem vai pagar?? O Zé, que aguenta, aguenta, o ZÉ que tem liberdade, que se pode reunir, que pode botar faladura sem os bufos a denunciarem, que fala contra e que não é preso, Ah belas palavras!! mas então e a barriga do Zé?? os filhos do Zé ?? e a vida do zé?? o Zé não come liberdade! O Zé precisa da liberdador como factor para as suas melhorias!! Mas que lhe fizeram os nossos políticos? e estes onde estão? meljor do que ministro é ser ex-ministro!!! e eles sabem, eles sabem!! Olhe-se todos os dias para os jornais, televisão , rádio e aí estão eles a botar faladura, como seres celestiais que, coitados deram o litro e nada têm a ver com o desvario de 40 anos!!! é preciso ter lata, memória de formiga, para ouvir Sócrates e Cop. Lda.
      40 anos de desvario trouxeram o desconforto, a pobreza, a miséria de novo ao nosso povo! precisamos de uma nova ordem democrática onde nós o povo sejamos respeitados! aquilo que temos no nosso Portugal da esquerda à direita não nos serve!!! os comunistas de esquerda e direita já mostraram o que valem com as albânias, as coreias , o bloco de leste , as cubas, mas aí estão eles como se nada tivesse acontecido por essa Europa do século XX, os da direita à esquerda e à direita também.
      Ah Aleixo como tinhas razão!! nós povo queremos um mundo novo sem esta gente toda que durante 40 anos nos guiou de novo ao desespero, ao desalento, à miséria!!
      Como dizia Guerra Junqueiro, precisamos sempre de um bom pastor e de preferência com um bom cajado, mas onde está o bom pastor, onde está?? cajado arranja-se!!
      Um abraço e votos de um saudoso verdadeiro 25 de Abril com a esperança nos corações e sem promessas, porque nós POVO já não acreditamos!!
      Pedro

      Eliminar
    3. Pedro:
      Obrigado pelo seu comentário.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Bom dia Hernâni,
    Quando deixará o povo português de ser surpreendido todos os dias com noticias como esta?
    LUIS MONTENEGRO
    Os Maçons Responsáveis pelo Estado da Nação já começaram a receber os seus dividendos...pagos pelo FMI, BCE e União Euopeia!

    O Maçon Luís Montenegro, Líder Parlamentar do PPD/PSD comprou uma "casita" por cerca de € 1.500.000,00 (UM MILHÃO E MEIO DE EUROS) em Espinho!

    Vamos tentar AGORA saber se os "outros" também já receberam a parte que lhes toca nos JUROS ALTÍSSIMOS QUE PORTUGAL ANDA A PAGAR À... TROIKA!

    "É comentado à boca aberta em Espinho, que Luís Montenegro comprou lá uma casa por € 1.500.000,00. Para quem até à bem pouco tempo tinha uma vida económica mediana, não deixa de ser no mínimo "curioso" saber como no espaço de 1 - 2 anos, ganhou tanto dinheiro !"

    Investiguem, por favor...

    PS: Já para não falar na licenciatura em Direito que (segundo se fala em Espinho) também foi em velocidade relâmpago"
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abílio:
      Obrigado pelo seu comentário.
      De facto, é caso para ficarmos preocupados.
      Um abraço.

      Eliminar