sexta-feira, 20 de novembro de 2015

NÃO PASSARAM!


Como era previsível, o XX Governo Constitucional liderado por Passos Coelho e empossado pelo Presidente da República, não passou no Parlamento. Com efeito, no plenário do passado dia 10 de Novembro, o Programa do XX Governo Constitucional foi rejeitado maioritariamente com os votos do PS, do BE, do PCP, do PEV e do PAN. Foi o Governo mais curto da democracia portuguesa, pois caiu ao fim de 12 dias.
Na Mesa da Assembleia tinham entrado moções de rejeição do PS, do BE, do PCP e do PEV, tendo sido votada apenas a primeira, que recebeu 123 votos favoráveis das bancadas de esquerda e 107 votos contra das bancadas de direita.   
Com o derrube do Governo ocorreu uma mudança de paradigma. Foi deitado por terra um conceito ardiloso da direita, que consistia em postular que há partidos do arco da governação e partidos que não o são. Face a tal mirabolante conceito, o PS só se poderia aliar à direita parlamentar, mas nunca ao BE, ao PCP e ao PEV, o que veio a acontecer.
Qualquer das moções apresentadas e cada uma delas à sua maneira assentava em dois pressupostos: - O XX Governo Constitucional não tem legitimidade política, visto que das eleições legislativas convocadas para eleger deputados, resultou uma nova correlação de forças em que a direita é minoritária e a esquerda dispõe de uma maioria absoluta, em termos percentuais e de mandatos, o que comprova que a maioria do eleitorado rejeitou as políticas de austeridade e de empobrecimento, executadas na legislatura anterior, demonstrando duma forma inequívoca uma opção maioritária pela mudança; - O XX Governo Constitucional não tem legitimidade constitucional. Na verdade, embora a Constituição disponha que o Presidente da República nomeie o Primeiro-Ministro, ouvidos os partidos representados na Assembleia e tendo em conta os resultados eleitorais, não existe qualquer disposição constitucional que determine que o Primeiro-Ministro deva ser o líder do partido mais votado.
A moção do PS refere que a convergência conseguida com os outros partidos de esquerda, visa: “ a) Defender o Estado Social e os serviços públicos, com destaque para a segurança social, a educação e a saúde, promovendo um combate determinado à pobreza e às desigualdades sociais e económicas; b) Conduzir uma estratégia de consolidação das contas públicas assente no crescimento e no emprego, no aumento do rendimento das famílias e na criação de condições para o investimento público e privado; c) Promover um novo modelo de progresso e desenvolvimento para Portugal, que aposte na valorização dos salários e na luta contra a precariedade; relance o investimento na educação, na cultura e na ciência; e devolva à sociedade portuguesa a confiança e a esperança no futuro. d) Valorizar a participação dos cidadãos, a descentralização politica e as autonomias insulares.”
Para chegarem a um entendimento que permitiu afastar a direita do poder, os partidos de esquerda tiveram de deixar de trocar os habituais galhardetes e meter alguns objectivos na gaveta. Lá diz o adagiário: “Os homens entendem-se pelas palavras, e os burros, aos coices”, assim como “A falar é que a gente se entende” e “A união é força, como a divisão é fraqueza”.

8 comentários:

  1. Meu Caro Hernâni

    Não haja dúvida que o sonho e a fantasia fazem parte do imaginário de todos os homens!! O que era bom hoje, é mau amanhã! Nada tenho contra partidos à direita e à esquerda desde que governem e não tramem o Zé Povinho ou seja o Zé Mexilhão, o Zé Português. Haja memória e olhe-se para os exemplos esquerdistas no Mundo! Cuba, Coreia do Norte, e no passado todo o atraso que grassava nos países comunistas satélites desse monstro político que se chamava União Soviéticas. Visitei a Checoslováquia e sei bem do que falo!! Os modelos propostos pelo PCP e BE são os mesmos que faliram há 30 anos!!! Mas acabo de chegar de Atenas onde está no poder um SIRIZA, extrema esquerda, transformado agora em cordeiro manietado do grande capital. Nos últimos 2 meses já tinham feito dois cortes nos ordenados. Hoje temos manifestações por todo o lado , greves gerais a condizer e imagine-se até temos uma greve do metro ao Domingo!!!!!
    É pena que você meu bom Amigo e muitos outros portugueses ainda não tenham compreendido de vez que o grande problema destes 40 anos, foi o termos crescido em dívida, que ..... agora temos que pagar!! Em 1850 Portugal tinha 14.000 contos de dívida e com o fontismo tínhamos em 1892 apenas e só 540.000 contos de dívida !!! fomos à bancarrota!! Tivemos cá uma troika!! Para nos emprestarem dinheiro hipotecamos todas as receitas alfandegárias e tivemos delegados da França, Alemanha e Inglaterra a controlar-nos para garantirem o pagamento da dívida!!
    Vê meu bom Amigo Hernâni como tudo o que escreveu são fantasias, palavras bonitas, carregadas de ideologia, COM AS QUAIS CONCORDO PLENAMENTE!!!!! mas entre óptimo e bom, vai uma distância enorme e quando o seu agora adorado PS começar a cortar os 6.000 milhões de euros que ainda faltam cortar, vou ver o que vai escrever nessa altura!! Só que Catarina Martins e Jerónimo de Sousa nunca foram burros e souberam ficar de fora do governo desta aventura, porque ao primeiro sintoma de "constipação" saltarão como gazelas dizendo que o PS não está a cumprir " , que isto e aquilo, tentando manter o seu querido eleitorado dito de esquerda, mas mais burguês que muitos direitistas! Sabe temos uma esquerda do caviar e do champanhe!!!!
    Venceu agora a esquerda, ufana porque venceu!! Muito bem !! e o povo, o povo, esse grande povo português?? vamos pagar novamente com língua de pau mais aventuras dos nossos políticos? Ficam agora os de direita na reserva???
    Por isso meu bom Amigo há muito que não acredito em fantasias,. em tretas, em frases bonitas!! Vamos a factos, vamos a enfrentar tudo a bem do povo!
    Não criemos ao povo ilusões, estamos fartos disso!! Criemos as condições mínimas para existir emprego digno, trabalho digno,. salários dignos e isso não se faz com mais despesas, mas com um equilíbrio das contas que permita a todos ter uma melhor vida, do que aquela miserável que muitas famílias têm, apesar dos 40 anos de revolução!!!
    Deixemo-nos de fantasias, porque dois mais dois darão sempre quatro!! se recebermos 10 e gastarmos 15, pensam os nossos grandes democratas esquerdistas que existe um PAI NATAL nos mercados que tem a obrigação de nos dar ad seculorem o dinheiro que nós como mal comportados gastamos?? Deixemos de fantasias e de tretas!!! Desçamos à terra pelo povo! deixemo-nos de vãs promessas que só lixarão o povo, que com língua de pau vai pagar as ilusões e fantasias de uma certa esquerda, a do champanhe e a das ilusões bolcheviques!!
    Sonhar é possível, mas..... com os pezinhos bem assentes na terra!!

    Um abraço

    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Espero, com muita esperança e expectativa, que as esquerdas acordantes estejam à altura do enorme desafio histórico que têm pela frente.
    Porque se tem de ir muito além da afirmação.
    É absolutamente vital que PROVE à esmagadora maioria dos Portugueses que é capaz de governar DIFERENTE e MELHOR.
    E é uma oportunidade única em 40 anos que não pode ser desperdiçada.
    As esquerdas têm de ser competentes e muito, muito INTELIGENTES.
    Até porque a direita tem o domínio TOTAL da comunicação social portuguesa, tem a generalidade da hierarquia da igreja ao seu serviço e, a partir daqui, faz 5.000 comícios semanais a partir dos púlpitos das paróquias distribuídas capilarmente por todo o País.

    Fernando Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando:
      Obrigado pelo seu comentário.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar
  3. Meu Caro Hernâni

    Associar a Igreja à direita parece-me descabido. O tempo do consulado salazarista - Cerejeira-Salazar há muito que acabou e hoje a igreja nada manda no nosso país. A sua influência é nada no espírito do povo, que tanto vota á direita como à esquerda!! é o tal centrão que existe no nosso país e o Zé Português anda sempre à procura se é desta que acerta! sejamos todos responsáveis, governe-se para o povo, não para as elites das nomenclaturas esquerdistas ou para o grande capital da direita. Saibamos todos mas todos estar lúcidos. muito lúcidos para compreendermos que devaneios e fantasias económicas/financeiras serão no futuro pagos por este maravilhoso povo português que aguentou heroico estes últimos 4 anos!! Tenhamos a lucidez de compreender que decisões políticas são uma treta, se não estiverem bem estribadas em decisões económicas!! Não lixemos mais este grande povo onde quase 50% já não vota!!! Porquê? porque está farto das esquerdas e direitas deste desgraçado Portugal que durante estes 200 anos já teve duas bancarrotas!!
    Chega de fantasias, comecemos a governar para o povo, tornando-o parceiro das nossas realidades e pedindo-lhe que se ajude a resolver os nossos problemas, que são agora de todo, criados por uma clique !É vê-los viver à grande e à francesa!! quando entram para os governos são uns pobretanas, quando saiem vivem com milhões!! e nós povo, nos povo português?? continuamos a pagar os milhões e a viver com migalhas!! CHEGA!! BASTA!!

    Abraço

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro:
      Obrigado pelo seu comentário, que suponho seja resposta ao comentário de Fernando Oliveira.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Dr. Hernâni

    Como vai, meu amigo? Espero que bem.

    Gostaria de expressar a minha opinião sobre o acordo entre o PCP, BE e o PS.

    Sendo eu militante socialista, não é do meu agrado que António Costa tenha sido hoje empossado 1º ministro, porque entendo que deve governar quem ganha as eleições. No entanto, é verdade que os partidos da esquerda têm maioria na AR, e como tal também têm legitimidade para pretenderem derrubar um governo de direita. Até aqui nada a opor. A razão do meu descontentamento já vem das primárias entre José Seguro e António Costa, tal como referi num dos meus comentários atrasados. Mais uma vez concluo que para o nosso 1º ministro (empossado hoje) vale tudo para atingir os objetivos pretendidos. E esse tipo de pessoas não me diz nada, pura e simplesmente não gosto de gente que passa por cima de tudo e de todos.

    Foi com admiração e prazer que constatei que o PCP e o BE deram uma grande lição de Democracia a todos os portugueses, ao unirem-se para provocarem a queda de um governo que não interessava a Portugal. De toda esta trapalhada, o que fica registado para a história é, sem dúvida alguma, a atitude do PCP e do BE que, apesar das suas ideologias não convergirem com a do Partido Socialista no que respeita à NATO e à UE se uniram para derrubar um governo. Mais ainda, não asseguraram a sua presença dentro do governo, pelo contrário, informaram tudo e todos que não pretendiam fazer parte do governo socialista. Isto sim, isto é gente séria! Um grande aplauso para os PCPs e Bloquistas.

    Por hoje é tudo, se não voltarmos a contatar-nos um ótimo Natal e um ano novo muito próspero.

    Beijinhos e até sempre.

    Ermelinda Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ermelinda:
      Obrigado pelo seu comentário.
      Leia o meu post "O CAVALEIRO DA ESPERANÇA".
      Beijinhos para si também.

      Eliminar