quarta-feira, 18 de junho de 2014

Carta a um camarada

José Coelho Ribeiro


Coelho Ribeiro:

É com muito gosto que aceito o seu pedido de amizade no Facebook, já que é um prolongamento natural da nossa amizade, a qual é real e anterior à existência de redes sociais.
Conheço-o e admiro-o desde o tempo da tristemente célebre coligação PS-PSD no Município, em que havia dois PS em Estremoz: o da Câmara liderada por Primo Carrapiço e o da Assembleia Municipal, da qual você foi Presidente com coluna vertebral, em colisão e confronto natural com o primeiro, conjuntamente com outros autarcas socialistas, como Francisco Rodrigues.
As actas da Assembleia Municipal dessa época são exemplo dum parlamentarismo local independente, que se recusava a ser cúmplice e a pactuar com o autoritarismo do Presidente da edilidade.
Naquela sala, que foi Biblioteca do extinto Convento da Congregação do Oratório de São Filipe Nery, foram escritas a letras de ouro, páginas do nosso melhor parlamentarismo local, que a meu ver, atingiu nessa época, um pico de particular e vigorosa intensidade.
A Assembleia Municipal fazia uso frequente da sua competência para acompanhar e fiscalizar a actividade da Câmara, de tal modo que numa célebre sessão de 1987, houve unanimidade de todas as bancadas no sentido de exigir que a Câmara cumprisse acordos assumidos. Apenas seis Presidentes de Junta, todos eles da coligação PS-PSD, roeram a corda.
A Assembleia não estava manietada e as diversas forças políticas dialogavam para além das sessões. Dessa época e a talhe de foice, relembro-me, para além de si, de notáveis intervenções de parlamentares como Aníbal Alves, António Simões, Francisco Rodrigues, José Mário Gaspar e José Sena.
Você era e é um “animal político” com faro para as “maroscas”, caldeado pela experiência anterior como Presidente da Câmara Municipal do Fundão. Era e é um homem respeitado, do qual os oportunistas fogem como o diabo da cruz.
Temos sido companheiros de estrada e continuaremos a ser, apesar de geneticamente eu não ser socialista. Todavia somos ambos da natureza de não nos rendermos e mostramos apetência militante por caminhadas conjuntas, que potenciam a força das massas, que por enquanto não sabem a força que têm. Até que um dia…



4 comentários:

  1. É bom verificar como, nos tempos em que vivemos, nem tudo é partidarite, interesses e politiquice.... Só os seres humanos de coluna vertebral bem direita, conseguem distinguir e apreciar verdadeiros adversários políticos. Os exemplos de hoje, demonstram bem que assim é !
    Cumprimento-o, por isso, Amigo Hernâni!
    mf/.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernanda:
      Obrigado pelo seu comentário, com o qual mais uma vez me identifico.
      Os meus cumprimentos.

      Eliminar
  2. Foi um enorme prazer rever aqui um amigo. Um companheiro nas lutas travadas em prol da democracia e da comodidade para o povo do concelho do Fundão. Ao meu amigo Coelho Ribeiro quero endereçar através do amigo Hernâni um abraço fraterno e a certeza que estaremos sempre no caminho e na vanguarda da luta pelo bem estar do próximo...
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário.
      Um grande abraço para si, também.

      Eliminar